quinta-feira, outubro 1

A Raposa e as Uvas

Por Lilian Carla

Uma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas grades de uma viçosa videira, alguns cachos de Uvas negras e maduras.


Ela então usou de todos os seus dotes e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vão, e nada conseguiu.


Por fim deu meia volta e foi embora, e consolando a si mesma, meio desapontada disse:


Olhando com mais atenção, percebo agora que as Uvas estão todas estragadas, e não maduras como eu imaginei a princípio.


Autor: Esopo


A raposa representa um grupo de pessoas orgulhosas e esnobes que nem enxergam que prejudicam apenas a si mesmas através de um misto de inveja e paranóia. Esse tipo de pessoa vive desejando algo que não lhe compete, usa de 'dotes e artíficios' diversos para tentar obter o que quer e ao ver que não obteve sucesso, passa a 'denegrir' o que desejara, talvez para se fazer acreditar que 'aquilo' não a merecia, que está em algum nível superior. São raposas velhas e desiludidas porque resolveram levar suas vidas na força do braço, achando que suas palavras tem o 'poder' de humilhar quem quer que seja.


Ah se essas raposas fossem ovelhas que se deixassem ser guiadas e alimentadas pelo Pastor... Não sofreriam desilusões... Não precisariam passar pela situação, no mínimo ridícula, de se mostrar almejando algo alheio. Isso seria necessário se ela fosse saciada com algo seu? Não!


Dia desses ouvi uma opinião muito interessante em relação ao significado das palavras 'ambição' e 'inveja' da qual compartilho. Ambição, todo ser humano possui. E de forma moderada é até saudável. Te faz projetar e lutar pelo que você quer, se superando a cada dia! A inveja é o desejo de que alguém perca para que você possa ganhar.


Quantas pessoas têm se comportado como verdadeiras 'raposas' incapazes e 'mortas de fome'?


Pense nisso!





V COMENTÁRIOS ]

3 comentários:

  1. OI Lilian.
    Ótimo esse significado de ambição e inveja...
    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Linda amei o post


    tem selinho pra vc no meu blog vioh



    bjaummm



    fica na fé

    ResponderExcluir
  3. Tbm achei mto forte Eliz...

    Q bom q gostou Suzi... Já qeguei os selinhos viu? Brigdinha!

    Bjinhoux e fique todos na fé!

    ResponderExcluir

Você tem um Amigo... [Q jamais te abandona!]

Web Analytics