terça-feira, julho 21

Amigo... [Parte 2]

Por Lilian Carla

Mas então, como poderemos cultivar e selecionar nossas amizades? E você, tem sido uma amizade que mereça ser cultivada? Será que Deus tem prazer na sua amizade? Será que você é, ao menos, amigo de Deus?
"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes." 2 Timóteo 3, 1-5
"Tendo forma de piedade": Deus aqui refere-se diretamente às pessoas que professam a fé cristã, mas nesse caso tem apenas a "forma" de piedade. Mas existem muitos assim nos dias de hoje, justamente por serem os "últimos dias", sendo assim, tempos difíceis. Como discernir? "Pelos frutos, conhecereis a árvore", certo?

Eis os maus frutos citados nessa passagem:

  • egoísmo -> Amor exclusivo à pessoa e aos interesses próprios. O egoísta só pensa em si e quer tudo para si, custe o que custar;
  • avareza -> Apego sórdido ao dinheiro para o acumular. Mesquinharia. O avarento tem as coisas materiais como prioridade em sua vida;
  • jactância -> Vanglória; soberba; ufania; arrogância; amor-próprio. São pessoas que amam a glória. Se fazem algo, é para que as pessoas as admire. Levando para a realidade cristã, é aquele que, de alguma forma, não se importa se ele cresce e Deus diminue.
  • arrogância -> Sobranceria menosprezadora. Altivez que deixa ver o pouco caso que se faz do adversário. Insolência. O arrogante tem prazer em colocar as outras pessoas pra baixo. Exalta o que acha que em si é um ponto forte e tenta baixar a estima de qualquer pessoa com a qual não simpatize. O arrogante tem prazer em humilhar, sem saber que Deus pode fazer o mesmo mais tarde com ele...
  • blasfêmia -> Dito ímpio ou insultante contra o que se considera como sagrado. Dito indecoroso contra pessoa muito respeitável. O blasfemador não teme a Deus, insulta-O, e ama dizer isso, achando assim ser engraçado, divertido e inteligente.
  • desobediência aos pais -> Falta de sumissão a uma autoridade contituída por Deus. É tão fácil dizer "Sim senhor!" ao pastor para não perder um cargo, não é? E o que seus pais pensam a seu respeito?
  • ingratidão -> Ato hostil à pessoa a quem se deve gratidão. Quantas são as pessoas que "cospem no prato em que comeram"? Como pregou o Bp Clodomir na reunião de obreiros: a Igreja te mostra o Senhor Jesus e te ensina o caminho até Ele e alguns anos depois você se rebela e a calunia em todas as oportunidades que tiver.
  • irreverência -> Desacato. Se sabemos que toda autoridade é constituída por Deus, por que então vemos hoje pessoas que até insultam os homens e mulheres de Deus que Ele envia para cuidar de nós?
  • desafeição -> Desamor; oposição; hostilidade. Você tem amor dentro de si? Sim? Então o que tem feito por aqueles que não tem quem os ame?
  • implacabilidade -> Incapacidade de se abrandar, de perdoar. Se és incapaz de perdoar, o que Deus fará contigo?
  • calúnia -> Acusação falsa que fere a honra ou a reputação. Os caluniadores inventam e enfeitam suas histórias para serem convincentes o suficiente para "sujar" o caráter de alguém e ainda ficar na história como o "justiceiro". Uma reputação manchada pode nunca mais se limpar. Mas e se o que sofre a calúnia estiver bem com Deus?
  • falta de domínio de si -> São pessoas incapazes de controlar seus sentimentos, emoções e obsessões.
  • crueldade -> Desumanidade. Barbaridade. Excessivo rigor. Pessoas cruéis não sentem a dor do outro. Aliás, tem prazer na dor alheia.
  • inimizade ao bem -> Já percebeu como algumas pessoas vivem contra o que é bom? Aliás, para estes, tudo o que traz o bem é motivo de discórdia e polêmica para constrangir os que apóiam e seguem o bem.
  • traição -> Perfídia. Entrega aleivosa.Quebra aleivosa da fé prometida e empenhada. Emboscada desleal; surpresa vil. Quantas vezes você já confiou em alguém que traiu sua confiança? Mas claro: somos seres humanos cheios de falhas... Mas será que é normal viver quebrando a confiança de todos à sua volta? Você já traiu a confiança de alguém? Se redimiu por completo e principalmente com Deus?
  • atrevimento -> Insolência; petulância; descaro, pouca-vergonha. Pessoas atrevidas são justamente aquelas que se lançam para o que é mal, pouco se importando em sujar o nome do Deus que diz servir. E ainda se atrevem a exigir algo de Deus!
  • enfatuamento -> Encher-se de vaidade. Sentir orgulho. A pessoa enfatuada acha tanto a respeito de si mesmo que ultrapassa o normal da auto-estima. Foi o erro cometido pelo diabo.

Após essas práticas, se tornam "mais amigos dos prazeres que amigos de Deus"... Será que vale a pena? Ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma? Gozar de todos os prazeres do mundo e ser solitário? Como você tem se sentido quando as luzes se apagam no fim do dia? Será que você tem tido a amizade de Deus?

Você só terá a amizade de Deus quando considerá-lO prioridade em Sua vida! Deus não aceita ser o amigo que fica à espera quando o teu outro amigo te abandona. Ele quer ser teu Amigo. Teu verdadeiro Amigo.

Mas que valor você tem dado a essa amizade? Reveja seus laços com Deus!

4 comentários:

  1. Colocando Deus como prioridade selecionar as amizades é uma consequencia. De qqr forma, não será qqr um que vamos considerar amigo, mas devemos transmitir a paz de Jesus de forma que todos desejem nossa amizade!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. É justamente isso, Lúcia. Deus deve ser nosso amigo prioritário! O nº 1! E nós devemos ser exemplos de Cristo e, portanto, de bons amigos!!

    Bjinhoux e fik na fé!!

    ResponderExcluir
  3. Eu costumava orar para que Deus me desse bons amigos... Deu certo, tenho amigas maravilhosas que me fazem feliz =D

    ResponderExcluir
  4. Às vezes nos esquecemos de orar por isso e depois cobramos de Deus... Pois até por bons amigos devemos sim orar!!

    Bjinhoux Ste!!

    ResponderExcluir

Você tem um Amigo... [Q jamais te abandona!]

Web Analytics