segunda-feira, julho 20

Amigo... [Parte 1]

Por Lilian Carla

Diz-se que hoje é o dia do amigo... Mas o que podemos extrair de uma palavrinha tão pequena e, ao mesmo tempo, tão intensa em seu significado?

Amigo é o mesmo que companheiro, aquele que está perto, etc... Eu tenho por amigo aquele com quem se pode contar. Mas amigo não é aquele que sempre o apóia em tudo, mas o que sempre lhe dá apoio, no sentido de suporte e auxílio, ainda que tenha que lhe contrariar e exortar!

É muito fácil para nós considerarmos nossos amigos a todos que nos admiram de alguma forma ou nos enchem de elogios. Mas a palavra de Deus nos alerta:
" Aquele que aborrece dissimula com os lábios, mas no íntimo encobre o engano; quando te falar suavemente, não te fies nele, porque sete abominações há no seu coração. Ainda que o seu ódio se encobre com engano, a sua malícia se descobrirá publicamente." Provérbios 26, 24-26

Claro que não é uma regra, ou seja, nem todos os que te elogiarem são dissimulados, mas já percebeu como tantos elogiam para receberem elogios de volta? Existe algum vínculo de amizade aí?

Por isso a Bíblia ainda fala, em Provérbios 27, versículos 6 e 7, que "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos". Quem ama, não apóia o amigo em seu erro, antes o repreende, ainda que tenha que meter o dedo em sua ferida para juntos descobrir como sará-la. O que coaduna com o erro, tem seus maus motivos, arma ciladas e, cedo ou tarde, pode se mostrar como o mais vil inimigo.

Por fim:

"O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão." Provérbios 18, 24

Agora pense: quantos são os verdadeiros amigos que você tem que realmente te ajudam nos teus erros e se alegram com os teus acertos? Poucos? Pouquíssimos? Não procure, quando duvidar de um proceder teu e precisar de um conselho, alguém que sempre concorde com tudo o que você faz e certamente dirá aquilo que você quer ouvir (e não o que você precisa ouvir). Procure aquele amigo verdadeiro, pois este é sincero, e estará apto a lhe ajudar!

E o principal: seja um amigo verdadeiro, como entre poucos se encontra!

Abraços e na fé!

4 comentários:

  1. Olá Lilian!
    Concerteza os verdadeiro são poucos,quase raros!
    Aqueles aos quais tem paciência para nos ouvir,para nos orientar,apoiar,mas eu recorro primeiro ao meu Melhor Amigo,nunca me decepciona e acima de tudo fala o que preciso ouvir e não o que quero ouvir!
    Deus a abençõe!
    Beijinhus na fé!

    ResponderExcluir
  2. Ele é o amigo mais verdadeiro, sincero e apto a nos ajudar!!

    Bjinhoux e fik na fé, Nine!!

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem!!
    Realmente Ele é o nosso melhor amigo...Podemos sempre contar com Ele em todos os momentos.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Jéh!! Ele JAMAIS nos desampara!!

    Bjinhoux e fik na fé!!

    ResponderExcluir

Você tem um Amigo... [Q jamais te abandona!]

Web Analytics