quinta-feira, abril 15

Convocação Força Jovem Brasil - Comente vc tbm!!


Hoje, ao abrir o twitter, vi:

" fjbrasil Atenção Força Jovem acesse o link e façam os seus comentários http://migre.me/wGpH "


Entrei e deixei meu comentário, que segue logo abaixo. Deixe sua opinião você também. Isto é uma convocação pra mostrar que em nada nos agrada essa discriminação (já que o é) disfarçada de "denúncia".


Assim que abri a área de comentários, me deparei com o seguinte texto:

"Opine

Digite o seu texto no campo abaixo. Respeite os outros participantes e não publique conteúdo ofensivo. Evite também o uso de expressões com todas as letras maiúsculas."

Evitar as letras maiúsculas com que finalidade? Aspas podhee?? #"ridículo" . Logo abaixo segue:

Em caso de dúvidas, consulte os
termos e condições de uso ou entre em contato.

Ok. Vamos lá. O 'Respeite os outros participantes e não publique conteúdo ofensivo' é fortalecido pelos termos em:

"Termos e condições de uso - Comentários

[...] O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa da Folha Online de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer notificação prévia, restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento, de direitos de terceiros ou às normas morais, aos bons costumes e à legislação vigente.
[...] Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício de ilegalidades, o comentário será excluído da Folha Online.
[...] Os comentários não devem conter em seu conteúdo os seguintes itens:
banners publicitários;
[...] material calunioso;
afirmações injuriosas ou difamatórias;"

O problema? Isso se aplica apenas aos comentários. As matérias podem abusar de 'difamação'. Se eu creio no que está escrito na Bíblia, se eu escolho crer em Deus, porque sou 'ridicularizada' por isso? Não, não sofri lavagem cerebral. Sou mais uma das que tem provado do crescimento que essa crença proporciona. Sou formada em Contábeis pela UFPE. Hoje, também ajudo no trabalho social da IURD, além dos meus dízimos. Ah.. Vale frisar, o dinheiro é meu e eu o deposito onde quiser. E sabe o que mais? Eu tenho visto em que ele tem sido aplicado. A maioria das pessoas que critica nunca faz nada pra mudar a situação do nosso país. Não, não conseguiremos mudar o mundo, mas temos visto pessoas que viviam nas drogas, no tráfico, na criminalidade, na prostituição (por 'necessidade' e não por livre escolha de profissão, ok?), fora das salas de aula, sem nenhuma perspectiva de vida, hoje, com um sorriso no rosto e a vida transformada. É, a Igreja Universal tem sim ajudado o país e não é apenas em orações. Querem falar de nós? Pois lhes darei assuntos muito interessantes (pesquisem sobre, ok?): Projeto Jovem Nota 10, Dose + Forte, Força Jovem Brasil, Agente da Comunidade, AMC, além de trabalhos em presídios, hospitais, etc. Te respeito se você se sente confortável sentado em sua cadeira pensando mal dos pastores e bispos enquanto o mundo continua de cabeça para baixo. Mas enquanto você difama, esses mesmos pastores e bispos estão levando esperança e mudança de vida, predominantemente nas comunidades carentes de todo o Brasil, com pessoas que não tem absolutamente nada a oferecer. Sejam inteligentes: se a Igreja se mantém, é sim porque recebe ofertas, mas procure saber quem as dá. Não são os 'pobres coitados' que sofrem lavagem cerebral. Os que ajudam são justamente os que um dia foram tidos como 'pobres coitados' pela sociedade, que descobriram seus potenciais e hoje contribuem de bom grado para que outras pessoas possam também provar do bem-estar que os alcançou.

Para concluir, vocês proibem:

"publicar, postar, carregar, distribuir ou divulgar quaisquer tópicos, nomes, materiais ou informações que incentivem a discriminação, ódio ou violência com relação a uma pessoa ou a um grupo devido à sua raça, religião ou nacionalidade."

Ué... Sério? Mas sabe de uma coisa? Não somos só nós, simples desconhecidos do grande público que estamos submetidos a esse tipo de regra. De acordo com a Constituição Federal:

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

[...]
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;[...]
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;"

Os meios de comunicação em massa também estão submetidos a essa mesma lei, ok? Portanto, são livre pra manifestar seu ponto de vista, desde que não viole a lei com todo esse tom discriminatório que vocês tem usado. Vocês chamam isso de denúncia? Eu chamo de sensacionalismo. Querem mesmo denunciar? Então façam mais visitas à Brasília, à floresta amazônica, à 'terrenos ocupados indevidamente' (é tão bom usar aspas... heheh), etc.

Sem mais, obrigada pelo espaço para livre expressão do que penso. Só não me descriminem por isso. Se não quiserem respeitar nossa crença, respeitem ao menos a Constituição.

Sem aspas,

Lilian Sobral

P.S.: Ao final, essa linda mensagem:

Aviso
Sua resposta foi gravada, porém só entrará no site após aprovação da equipe da Folha Online.


Legal. Mas se vocês não publicam, eu publico! E viva a liberdade de expressão!

3 comentários:

  1. menina, mas da mta raiva... e seu comentario ja ta la... ta amarrado esse diabo...

    ResponderExcluir
  2. Fui editando e tentando até entrar! rsrs \o

    ResponderExcluir
  3. Viva a UOL por expor a nossa fé.
    Fala bem fala mau, mas falem da Universal.

    ResponderExcluir

Você tem um Amigo... [Q jamais te abandona!]

Web Analytics