segunda-feira, abril 9

O rei Davi...



Com a minissérie 'Rei Davi', meu esposo e eu acabamos por reler a história dele, até pra ir acompanhando com o que se passa na minissérie. E conversando com ele e com alguns amigos sobre a minissérie, vi que muitos acreditam que Davi realmente amava a Bate-seba... Eu ainda acho que isso se restringe a adaptação da ficção e aí é que vem a parte que hoje podemos trazer às nossas vidas...

"E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa."
2 Samuel 11:2-4



Davi ao que me parece não conhecia a Bate-seba... Ele olhou algo que por um instante muito lhe atraiu. Ele poderia simplesmente ter "amarrado" aquele desejo, principalmente depois de saber que se tratava de uma mulher casada. Ele poderia como rei pedir outras mulheres solteiras do Reino... Mas naquele instante, ele queria apenas saciar seu desejo. Ele mandou (ordem) trazê-la, saciou o desejo de um instante e mandou ela voltar pra sua casa. Ele desejou o pecado e quis saciá-lo e achou que tudo poderia depois continuar como antes... Mas Davi acabou cometendo outros pecados por um bom tempo (mentir e matar) para esconder o pecado de um dia. Pecou mais e ele foi posto ao conhecimento de todos, pois nada há que permaneça encoberto.

Ele não pediu pra que trouxessem bate-seba porque a amava, porque nem sequer sabia quem ela era.

Bate-seba era bonita, mas de certo haviam mulheres mais bonitas. A mãe de absalão deveria por certo ser uma das mais bonitas do reino, era esposa de Davi e se lermos mais da história veremos que Absalão foi o 'homem mais bonito que já existiu' e a irmã dele tbm era muito formosa. O que dizer então da mãe dessas crianças? E ela era esposa de davi,,, Mas Davi insistiu em atender aos seus instintos...

A minissérie tem suas adaptações e não é isso que deve ser levado em conta no que falo aqui... Mas sim o pecado de Davi. Ele deixou que os olhos cobiçassem. Ele quis saciar a cobiça, ainda que isso contrariasse a vontade de Deus. Mas o pecado é assim... Por vezes é um desejo de instantes... O desejo passa, o pecado consumado fica e traz consequencias!

Vale a pena?

3 comentários:

  1. Desculpe, mas será que você não está se confundindo não? Absalão não era filho de Bat-Sebá. Ele era filho daprincesa Maacá e era o terceiro filho de Dabi. Filho de Bat-sebá era Salomão.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, mas será que você não está se confundindo não? Absalão não era filho de Bat-Sebá. Ele era filho daprincesa Maacá e era o terceiro filho de Dabi. Filho de Bat-sebá era Salomão.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabíola! ;)

    Acho q vc se equivocou na leitura ou não consegui me dar a entender por completo, mas vamos lá!

    Na verdade, não afirmei que Bate-seba era a mãe de Absalão. O que estou afirmando é que a mãe de Absalão era com certeza muito mais bonita do que Bate-seba, já que ela foi capaz de gerar "o homem mais bonito" que a bíblia já descreveu. E se a mãe de Absalão, a partir desta análise, era muito mais bonita do que Bate-seba, então fica mais notório que o pecado de Davi foi um dos erros mais sem fundamento que ele poderia ter cometido. Ele não precisava daquilo...

    Nós também não precisamos do pecado, o pecado nem sempre é tão atraente assim, porque Deus já tem nos dado muito mais. A maior parte das vezes em que pecamos é por burrice mesmo, dando vazão a um simples instinto.

    Se fosse a beleza de Bate-seba... Mas ele tinha muitas mulheres lindas, a exemplo da mãe de Absalão... Ele não precisava pecar. Mas ainda assim... Ele pecou. Ele cedeu a um instinto. Ele não precisava daquilo. Ele estava desocupado.

    ResponderExcluir

Você tem um Amigo... [Q jamais te abandona!]

Web Analytics