segunda-feira, agosto 23

Perdoar faz bem


Segundo psicólogo, a mágoa desencadeia vários problemas emocionais e físicos

Por Elliana Garcia

Quem nunca teve o coração dilacerado por uma mágoa? E se a dor é forte, o antídoto para curar as feridas é o perdão. O ato de perdoar é tão sublime que está presente na oração do Pai Nosso e em tantas outras passagens da Bíblia. E se ele causa bem estar do ponto de vista espiritual, a falta dele pode trazer malefícios à saúde física. Confira entrevista com o psicólogo e psicoterapeuta Gustavo Pereira Mohallem que enfoca se existe uma hora certa para pedir perdão; como perdoar de verdade e as diferenças entre perdoar e desculpar.


  • Que doenças emocionais podem ser acentuadas ou surgir a partir de uma mágoa?
A mágoa proveniente da falta de perdão pode evidenciar sintomas físicos, como torcicolo, escoliose, lombalgia, insônia; assim como potencializar sofrimentos mentais (chamados por muitos de "Transtornos"), sendo eles: Depressão, o TOC. (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Síndrome do Pânico, Transtorno Bipolar do Humor, entre outras neuroses. Considero aqui a grande possibilidade de a pessoa já ter uma pré-disposição biológica e assintomática para tais sofrimentos, e o agravante da mágoa não trabalhada e perdão não liberado acarreta certamente consequentes agravos emocionais.

 
  • É possível aquela ideia popular “posso até perdoar, mas não esquecer”?
Perdoar faz-se como princípio, uma decisão, uma escolha. Onde se pratica uma renúncia ao sentimento de rancor e raiva. O esquecimento é apenas uma conseqüência. Ele vem quando deixamos de dar atenção ao acontecimento e colocamos nosso foco de atenção na assertiva decisão de liberar a pessoa de nossa consciência e seu erro. Não preciso esquecer o que fizeram, mas lembrar sem sofrer, sem se angustiar, afinal, o perdão já foi liberado.


  • Qual a hora certa para pedir perdão ou perdoar?

A partir do momento que a mágoa começa a interferir na sua vida, no seu humor, nos seus relacionamentos. Não existe um limite de tempo. Sempre é tempo de perdoar e de pedir perdão. A mágoa é como se fosse uma mochila cheia de grandes pedras. Decidindo pelo perdão, eu decido trazer à tona a liberação a quem me magoou e assim torno leve o meu fardo; deixando de carregá-la comigo.


  • Como perdoar de verdade?

De coração sincero, estando inteiro e consciente da decisão. Pode ser até doloroso, mas todos que já perdoaram se sentiram melhores após liberarem o perdão. E não importa se é a primeira vez que se perdoa. Como diz o nosso bom e sempre manual de fé e regra prática: Perdoe até setenta vezes sete.


  • Guardar mágoa pode impedir a pessoa de ter êxito na vida?

Sim. A partir do momento em que começamos a "guardar mágoas", estender sofrimentos e histórias mal resolvidas, automaticamente nos privamos de pessoas, nos excluímos de opções, ou mais ainda, deixamos de praticar a segunda chance e transformar ou ter uma transformação de vida. Além do mais, quem guarda mágoa fica sempre lembrando da ferida e não vive a vida plenamente, sempre ficará com aquela sensação de que está faltando algo, que na verdade é o perdão.



  • Qual a diferença entre perdoar e desculpar?

Desculpar é um verbo costumeiro, corriqueiro do dia a dia. A prática de sua fala está automatizada na nossa linguagem, enquanto que o perdão soa com honestidade e aciona uma conjugação mais visceral, isto é, apesar de vermos aqui somente uma questão de nomenclaturas, o perdão é bíblico, é sublime, e quem perdoa cresce como ser humano.


  • Por que há pessoas que perdoam mais facilmente que outras? Já se nasce com essa capacidade ou se aprende ao longo do tempo?

Existem pessoas mais prontas para perdoar do que outras. Parece um tanto quanto polêmica esta frase, ou mesmo aberta a se questionar. Mas o perdão se aprende, se pratica e muitas vezes não se sente, apenas se decide por querermos estar mais inteiros conosco mesmos e com o outro. E se eu realmente me importo comigo, com minhas emoções e sensações, não me deixarei dominar pelo ódio e rancor. Decido, escolho estar livre e acessível a quem porventura faltou comigo. E quando a gente perdoa, vê o quanto aquilo fez bem e vai aprendendo na prática a liberar perdão em outras situações.

 
Fonte: http://www.arcauniversal.com/comportamento/noticias/perdoar_faz_bem-1857.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Você tem um Amigo... [Q jamais te abandona!]

Web Analytics