quarta-feira, setembro 2

A origem da palavra 'Sincera'

Por Lilian Carla


Estava ouvindo a palavra que o Bp Macedo deixou aos solteiros em seu blog (http://blog.bispomacedo.com.br/2009/09/01/para-os-namorados/) e resolvi pesquisar sobre um ponto forte que ele citou: a origem da palavra sinceridade.
A palavra sincera foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos com uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto, um colar, uma pulseira ou um dado, que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso:

- Como é lindo ! Parece até que não tem cera!

"Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes da antiga cerâmica romana.

O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações.

O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os nobres sentimentos de seu coração. Sincera é uma palavra doce e confiável, é uma palavra que acolhe...

Autor: Malba Tahan

Sinceridade está profundamente ligado à confiança:

Você tem tido a confiança dos que te rodeiam? Você tem sido sincero com os que te rodeiam?

Você tem tido a confiança de Deus? Você tem sido sincero com Deus?

A que tipo de vaso você quer ser comparado? Você tem posto 'remendos perfeitos de cera' na sua vida ou tem pedido que Deus te quebre e te faça de novo?


Pense nisso...

2 comentários:

  1. Muito bacana a origem da palavra sincero!!
    Como o bp disse na mensagem, temos que ser sinceros com Deus! E esse é o principio para um relacionamento com Ele né.?
    bjs lilian.Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Jéh! Quem é sincero, de verdade, com Deus, é sincero consigo mesmo!

    Bjoux e fik na fé! =)

    ResponderExcluir

Você tem um Amigo... [Q jamais te abandona!]

Web Analytics