segunda-feira, janeiro 4

Julgamentos

Por Lilian Carla


Sabe aquele dito popular que diz que 'se não puder ajudar, não atrapalhe'? Seria tão bom se o puséssemos em prática! Sempre aleguei cobrar das pessoas o que primeiro cobrava de mim mesma. Mas quer saber? Estava errada.

Não temos o direito de exigir que alguém siga o caminho que nós queremos que ela siga, ainda que pensemos ser o melhor para ela, até mesmo se houver embasamento para isso. Isso não quer dizer que devamos deixar a pessoa se estatelar num abismo sem avisá-la. Um atalaia não faz isso. Mas um atalaia não é enviado para criticar, julgar e determinar o caminho de quem quer que seja.

Não temos o direito de determinar a vida de ninguém. Temos o dever de orientar, mas é só. O próprio Deus deu livre arbítrio ao ser humano e nem o próprio Jesus influiu nisto:
"Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós?"
Nós é que determinamos nossos caminhos. Isso é perigoso, é verdade... Esse poder de escolha. Mas a pior maneira de tentar ajudar é com a crítica destrutiva, que é aquela que acusa, difama, ofende, põe pra baixo, faz a pessoa se sentir o pior dos pecadores e, consequentemente, indigno do perdão de Deus.

Quer ajudar alguém de verdade? Antes de exigir humildade, seja humilde! Oriente, mas não exija (Você não tem esse direito). Deixe claro as consequencias de uma má escolha, se a conhecer por experiências vividas ou evidentemente observadas, mas esteja ciente de que a escolha da vida alheia não é sua.

Acusando menos, você ajudará muito mais. Eu tenho buscado isso.


Um comentário:

  1. Oi Amiga!!!

    Puxa começou o ano bem eihn! Falando de algo que chega a doer na gente...
    Mas como erramos né "falo por mim".
    Queremos demais que as pessoas façam as coisas das forma que fazemos, porque quase sempre nos achamos as mais corretas... Ai é uma luta contra contra nós mesmo, estar vigiando todos os dias pra não cometer esses erros, parece que isso está dentro de nós... Temos tomar sempre aquela dose diária de humildade e pedir ajuda em nossas orações, para que o exemplo comece por nós...

    Amiga que esse ano de 2010 seja uma benção na sua vida.. Um ano de vitórias e milgres.. Que Vc e seu Noivo sejam usados cada vez mais pra ganhar almas...
    Deus abençoe . e Bjinhoooosss

    ResponderExcluir

Você tem um Amigo... [Q jamais te abandona!]

Web Analytics