Invejar é enxergar o que o outro tem de bom, todavia com maus olhos. É quando se atribui o sucesso alheio a fatores negativos. Embora não pareça, a inveja não deixa de ser um elogio, pois não se inveja o que é ruim. Inveja é uma espécie de admiração que saiu pela contramão:
. Querer ser o que o outro é;
. Querer ter o que o outro tem
Dentro dos limites éticos, pode ser até elogiável este tipo de admiração, pois a pessoa admirada é um exemplo padrão a ser seguido. No entanto, quando uma pessoa começa a ter raiva por não conseguir ser igual a outra, aí é inveja! O pior de tudo, é que o invejoso passa a fazer de tudo para prejudicar a pessoa invejada.
Biblicamente, a inveja teve a sua origem no coração do diabo, ainda quando habitava no céu. Isto prova que não é o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa é quem faz o ambiente.
Esta semente ruim que germinou no coração do diabo, também brotou no coração dos homens e, foi a raiz da primeira desgraça na família humana: levando um irmão a matar o outro.
Qual o antídoto para esta praga?
Tiago, irmão de Jesus deu um conselho que vale tanto para o invejado quanto para o invejoso, leiamos:
De onde vêm todas as guerras e conflitos que assolam o mundo? Vocês acham que acontecem sem razão? Raciocinem. As guerras acontecem porque vocês exigem: “é do, meu jeito, ou nada feito”. E para terem o que querem lutam com unhas e dentes. Vocês desejam o que não têm e são capazes de matar para consegui-lo. Invejam o que é dos outros e chegam a apelar para a violência.
Sei que vocês nem têm coragem de pedir a Deus. É claro que não! Vocês sabem que estariam pedindo o que não devem. Vocês são crianças mimadas, cada um querendo as coisas do seu jeito.
Vocês estão tentando passar a perna em Deus. Se tudo que querem é benefício próprio e enganar os outros, acabarão inimigos de Deus. E acham que Deus não liga? Pois ele mesmo diz: “Tenho muito ciúme de quem amo”. A verdade é que o amor de Deus é simplesmente incomparável. E Deus ainda acrescenta: “Eu condeno o coração orgulhoso, mas a minha graça abençoa o coração humilde”.
Então, rendam-se à vontade de Deus. Ele quer trabalhar na Vida de vocês. Digam “não” ao Diabo, e ele fugirá de imediato. Digam “sim" a Deus, e ele os atenderá na hora. (Tiago 4: 1-4)
Bom dia à todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário