Mas por que alguém viveria tão só? Por que alguém buscaria a solidão?
Algumas coisas, ocasionalmente, me fazem lembrar o que pode trazer esse desejo... O que costumava me fazer querer tanto me trancar no meu mundinho. Eu não era como as flores, eu costumava olhar para o adubo em vez de tirar proveito de tudo isso.
As pessoas à sua volta podem ser sim muito cruéis, competitivas, arrogantes, astuciosas, invejosas e tudo o mais que você, em particular vivência, possa acrescentar. Eu não suportava a idéia de tentar ajudar, tentar não prejudicar ninguém, tentar ficar na minha e ser criticada por isso como se quisesse ser a perfeita. Era como se quisessem que eu realmente fosse o inverso. E aí então, também seria criticada.
Mas Pedro já advertia quando falou: "Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus."
Retomando, essa postura de as pessoas se preocuparem com o mal do outro em vez do progresso próprio sempre me incomodou. Sem demagogia, porque tenho certeza que isso também incomoda a muitos. Sabe quando as pessoas competem contigo sem que você ao menos saiba? Querem ser melhor que você e não o melhor que possam ser. E se não conseguem, querem te derrubar, encontrar argumentos contra você e se preciso, até fazer o certo parecer errado. [Daniel? Leões?] Então criticam, criticam e criticam...
A solução que eu encontrava era evitar a convivência.
A questão é que o mau proceder alheio não justifica o desejo de solidão. O isolamento não resolve nada, só faz aquela voz interior das más lembranças, agora solitária, soar mais nítida. E aos poucos a solução chamada 'solidão' já não resolve mais. Você se sente deprimido e sem vontade de viver...
Mas não tem que ser assim... O mundo continua do mesmo jeito. Acusando, criticando, ainda que você não faça nada de condenável.
É, o mundo continua do mesmo jeito. Mas eu não. Eu descobri que a solidão é uma opção, mas não é a opção que eu desejo hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário